domingo, 16 de novembro de 2014

LOJA ABERTA DE 19-11-2014

Sementes de Acácia
Nesta próxima quarta-feira, dia 19-11-2014, teremos a última Loja aberta deste ano, momento em que recebemos não maçons interessados em conhecer um pouco do universo maçônico.
A palestra a ser apresentada tratará sobre a Astrologia e suas influências sobre os corpos sutis e chacras, por conta de nosso amigo Denis Schossler.
Por volta dás 20:00 horas os visitantes serão convidados a adentrar no templo. Nosso endereço: rua Barão de Tramandaí, 23, Passo D'Areia, Porto Alegre.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

O SIMBOLISMO DA ROMÃ



O símbolo menos analisado na filosofia maçônica é, sem duvida, a romã.
Colocada sobre o capitel de cada coluna, sempre acima do olhar físico de cada OObr.’., ela passa despercebida e, por isso, mais ignorada, porque da muito trabalho olhar para cima e sondar os mais elevados ideais que a Maçonaria busca.
Nos trabalhos escritos da maioria dos autores maçônicos, vê-se muito sobre significados e interpretações dos símbolos que envolvem as colunas B e J. Não se tem dado muita atenção às romãs que, embora sustentadas pelas colunas, representam o que há de mais essencial em nossa instituição.
A origem da romãzeira, é por demais antiga tendo sido encontrados fragmentos do fruto em túmulos egípcios que datam de 2.500 anos a.C.
Salomão,  a fez símbolo de seu reinado, dizia ter poderes afrodisíacos, em especial o seu sumo e o vinho dela produzido, consumido em Israel desde os seus primórdios.
De sabor suave e agridoce, a romã possui muitas sementes avermelhadas e unidas. Crescem em árvores que mais se assemelham a arbustos, podendo medir de 2 a 8 metros de altura, dependendo da espécie. Tendo o formato oval e na  sua extremidade inferior um terminal lembrando  uma pequena coroa. Conforme amadurece na árvore, a romã passa do verde para o amarelo e para o vermelho, inchando tanto, que em determinado momento ela racha e suas sementes vão para o chão, dando origem a novas árvores.
Essa quantidade imensa de sementes e a forma como ela se propaga, fez dela símbolo da virilidade masculina, da fecundidade e da riqueza. 
A sua casca, dura e resistente, representa a Loja em si, o templo material que abriga os OObr.’. reunidos.  As sementes ligadas uma às outras representam os Obreiros da Loja unidos entre si por um ideal comum.
Para abrir uma romã é difícil. Normalmente é preciso que ela própria se abra espontaneamente para nos mostrar em seu devido tempo, o seu magnífico interior. Assim, também é a Maçonaria, hermética e inacessível para os que a olham de longe, mas extremamente sedutora e bela para aqueles que se decidiram a olhar pelas aberturas que ela própria lhe oferece.
A romã é una e ao mesmo tempo múltipla. Seus grãos são brilhantes, unidos e úteis, cada um ocupando seu lugar harmoniosamente no espaço que lhe é reservado dentro do seu compromisso, como nós, os maçons.
O que, na romã, mantém as sementes unidas? 
O bom observador da natureza maravilhosa, nota muito bem que é a pele interna, que tem a finalidade de manter unidas as sementes da romã. Essa pele, feita da mesma substancia carnuda e consistente da casca e do miolo,  representa o selo, ou melhor, o sigilo maçônico.
Rompido esse selo, as sementes ficam expostas ao ataque de pragas, deteriorando-as e estas perdem assim sua finalidade.
Igualmente na Loja, todos os nossos assuntos carecem da proteção do sigilo, sob pena de, rompido este, a Loja, que é a romã, vir a sofrer sérias conseqüências como a perda da coesão, da união que deve reinar em nosso meio em prol o bem comum.
Rompido esse juramento, a fruta definha, seca e, por fim, apodrece. Assim, o sigilo, representado pela pele que UNE e SELA as sementes, merece de nossa parte o máximo de cuidados.

Oriente de Porto Alegre, 21 de março de 2012 da E.'. V.'.
Daisy Mutti Teixeira
2ª Vig.'.

Bibliografia:
Diversos sites da internet